domingo, 14 de outubro de 2007

Se um dominicano fosse ao Brasil - Parte I


É engracado como conforme o tempo passa algumas coisas que antes eram estranhas, ou no mínimo diferentes, se tornam normais e aceitá, enquanto outras situações continuam a me surpreender nesse "novo" país.

Há alguns dias atrás saímos com as outras mulheres da Casa Yada, minha honorável mãe no volante, e ao perdermos a entrada (não por culpa da minha mãe, melhor deixar claro, hehe) pro lugar a que íamos improvisamos, indo parar na rua certa, sim, mas na contra-mão. Ao perguntar a um guarda como podíamos fazer pra chegar lá sem infringir a santíssima lei, ele nos respondeu: "É, é contra-mão sim, mas se vocês forem devagarzinho e não tem problema nenhum, os outros carros esperam!". E assim é a cultura dominicana, tranquilo, relaxado... Afinal de contas é o Caribe, né, pessoal?

No entanto, se um dominicano fosse ao Brasil, tem algumas coisas que ele precisaria aprender...

- Quando marcar um horário pra se encontrar com um dominicano, pergunte se ele se refere ao horario "gringo" ou ao dominicano. O "gringo" (pela influência americana), é claro, é o horário seguido à risca, com 5 minutos de atraso, no máximo 10. O dominicano... Leve um bom livro, porque a tolerância tem que subir até uma hora tranquilamente... Mas em geral mesmo que ele diga que é no horario gringo eles não falam sério, então vá pelo dominicano.

- O estilo caribenho relaxado segue em frente, e se o dominicano disser que vai te ligar "pra sair uma hora dessas", esqueça. Ligações são feitas de última hora, e pra coisas importantes (ou não). Mas se quiser sair com alguém, ligue você.

- O trânsito... Se o dominicano for parar no Brasil vai ter que aprender que buzina é algo mais agressivo, e só deveria ser usada se necessário, não pra acenar pro seu amigo que estava passando ou pra avisar que está atravessando o cruzamento. Parar no meio da rua (na contra-mào ou não) pra conversar com esse mesmo amigo no carro dele tambem não é legal no Brasil. As motos não dão cria no Brasil como aqui, entao ele terá que se acostumar a dirigir sem elas passando ao redor dos carros (aqui elas existem aos milhares, literalmente, nunca vi tanta moto). Espero que não seja difícil. Ah sim, também não esquecam de avisar que em estradas a faixa da direita É pra veículos mais lentos, enquanto a da esquerda para os mais rápidos. Ele pode se sentir em casa e ir na velocidade que quer na faixa que quer, costurando ou parando para... qualquer coisa, na verdade. É, ele vai precisar dar uma passadinha na auto-escola.

Mas vamos nos acostumando! Dizem que pra uma pessoa entender completamente uma cultura precisa de uns 10 anos. Eu tenho 10 meses... Melhor correr!

Ah, a partir de hoje o Brasil estará duas horas à frente do horário dominicano. E o jogo entre Brasil e Colômbia começará logo, melhor ir assistir.

Saudades de todos.


4 comentários:

Anônimo disse...

Bom, sem comentários, todos nós sabemos oque iria acontecer co a mente de um dominicano se viese para o Brasil... no minimo pirar!
ehehehhehe
Pois é, me diga uma coisa, normalmente em lugares quente as pessoas são mais lentas (pelo menos aqui no Brasil é assim, tipo nordeste), ai é igual?
Bye

Anônimo disse...

Pois eh, acho que dependendo da região que o dominicano visitasse no Brasil ele nem estranharia tanto, como no caso do norte/nordeste, como o Lukinhas disse. O povo lá passa a impressão de ser mais "da paz", hehe! (Eu nunca fui pra lá, mas é a impressão que tenho pelo que ouço falar). Mas realmente, se um dominicano viesse pro sul/sudeste ele ficaria bem pirado até conseguir se acostumar... Continua firme aí no blog, tá ficando legal!

Anônimo disse...

Sim, sim, eles ficariam locoes aqui, nós mesmos ficamos as vezes, não? hehehe
Não sei como tu consegue lidar com os esses "atrasos" aí, eu já me irrito se me deixam esperando meia hora, imagina uma inteira né? =P

ps: finalmente consegui mudar o "Vanessa", agora sim, posso comentar o meu nome :D
ps2: saudade, sim, sempre!

Unknown disse...

Eta eles!mas que engraçado(pra mim que não estou aí) hahahaha
atrasos???? não!!! nem pensar! ainda mais de uma hora...credoooo
saudades sempre
te amo